Suplemento Vol.76 (5) Set./Out. 2010
TRABALHO CLÍNICO
P-078
TÍTULO: ASSOCIAÇÃO DA TERAPIA DE RETREINAMENTO DO ZUMBIDO COM A TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL NO TRATAMENTO DO ZUMBIDO
AUTOR(ES): LISIANE HOLDEFER , CARLOS AUGUSTO COSTA PIRES DE OLIVEIRA, ALESSANDRA RAMOS VENOSA
INSTITUIÇÃO: HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA
INTRODUÇÃO: Embora os tratamentos em grupos para o zumbido sejam uma área bem documentada na literatura internacional, até onde se sabe, nunca foi documentada no Brasil.
OBJETIVO: O objetivo deste estudo é verificar a eficácia de um tratamento em grupo para zumbido utilizando técnicas da Terapia de Retreinamento do Zumbido (TRT) e na Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) associadas.
METODOLOGIA: Estudo de coorte prospectivo, no qual 56 sujeitos foram recrutados para a pesquisa, respondendo ao Inventário do Handicap do Zumbido (THI) e à escala Hospitalar de Ansiedade e Depressão (HAD), antes e depois do tratamento. Foram realizadas 6 sessões estruturadas segundo os princípios da TRT, associada a técnicas cognitivo comportamentais.
RESULTADOS: 56 pacientes iniciaram e 37 terminaram o tratamento (19 foram excluídos); 19 (51,35%) eram homens e 18 (48,65%) e a idade média foi de 48 anos. Os resultados do THI antes e depois do tratamento foram, respectivamente: funcionais 29,4 e 13,3; emocional 23,8 e 9,4; e catastrófico 12,7 e 5,3. Os resultado da escala HAD antes e após o tratamento foram: ansiedade 11,6 e 7,7; depressão 9,4 e 5,6.
CONCLUSÃO: Conclui-se que o tratamento descrito é efetivo na melhora do zumbido.