Suplemento Vol.76 (5) Set./Out. 2010
TRABALHO CLÍNICO
P-072
TÍTULO: ARTIGO DE REVISÃO UTILIZAÇÃO DE CÉLULAS TRONCO NO REPOVOAMENTO DE CÓCLEA
AUTOR(ES): FABIANO DE TROTTA , MARCELO CHARLES PEREIRA, DIEGO AUGUSTO DE BRITO MALUCELLI, ANTONIO CELSO NASSIF FILHO, THANARA PRUNER DA SILVA, ANA CRIATINA SILVESTRI
INSTITUIÇÃO: HOSPITAL DA CRUZ VERMELHA
INTRODUÇÃO: A regeneração de células ciliadas danificadas da orelha interna é o principal objetivo na tentativa de cura das muitas formas de perda auditiva e distúrbios vestibulares. O uso de implantes cocleares na restauração da perda neurossensorial e o uso de aparelhos auditivos, que amplificam o som e superam a perda auditiva condutiva na orelha média são as únicas terapias para surdez no momento. Ambas, porém, restauram a capacidade auditiva com moderado sucesso. Muito tem sido realizado desde a descoberta da produção de células ciliadas a partir de células-tronco embrionárias e da regeneração de células ciliadas externas nos não-mamíferos. Essa capacidade de regeneração natural em aves e anfíbios traz a esperança de que é possível a regeneração dessas células em seres humanos.
OBJETIVO: Nesta revisão, serão discutidas algumas das mais recentes descobertas no uso de células tronco para o reparo de tecidos e regeneração das células ciliadas da orelha interna. Revemos aqui as atuais introspecções de que as células adultas, as células-tronco embrionárias e as células-tronco induzidas possam ser possíveis fontes de células para semeadura da cóclea, na esperança de formação de novas células ciliadas.
METODOLOGIA:
CONCLUSÃO: Não há mais duvida de que as células-tronco adultas e embrionárias possuem um grande potencial terapêutico, porém obviamente são ainda necessárias muitas pesquisas antes do seu uso comum.