Suplemento Vol.76 (5) Set./Out. 2010
TRABALHO CLÍNICO
P-071
TÍTULO: ARNICA NO CONTROLE DE HEMATOMAS PÓS RINOSPLASTIA : ESTUDO DUPLO-CEGO PLACEBO CONTROLE.
AUTOR(ES): CECIL CORDEIRO RAMOS
INSTITUIÇÃO: ALERGO RINO SERVIÇOS MÉDICOS
INTRODUÇÃO: São da época de Hipócrates as primeiras referências ao uso de Arnica (plantas herbáceas da família das Asteráceas) no tratamento de contusões, atuando na melhora dos hematomas e do processo de cicatrização. Nosso trabalho objetiva avaliar se existe alguma melhora na evolução dos hematomas pós rinoplastias quando do uso de Arnica no pós operatório.
MATERIAL E MÉTODO: Trabalho prospectivo, horizontal, duplo-cego, placebo controle, em 32 mulheres submetidas a rinoplastias, com idades entre 15 e 52 anos, randomicamente divididas em dois grupos: Grupo A Quinze pacientes
receberam Arnica Homeopática C20; Grupo B(Controle) Dezessete pacientes receberam Placebo Homeopático; ambos os grupos iniciaram a medicação 3 dias antes do procedimento cirúrgico e continuaram seu uso até o décimo quarto pós
operatório. Os pacientes foram acompanhados diariamente até o desaparecimento total dos hematomas. As variáveis analisadas foram a presença de hematoma e seu tempo de evolução.
RESULTADOS:Todas as pacientes desenvolveram algum grau de hematoma. No Grupo A, que recebeu Arnica Homeopática, a duração dos hematomas foi de 5 dias em 3 pacientes, 6 dias em 4 pacientes, 7 dias em uma paciente, 8 dias em 4 pacientes, 9 dias em duas pacientes e 12 dias em uma paciente. No Grupo B, que recebeu Placebo Homeopático, a duração do hematoma foi de 5 dias em 1 paciente, 6 dias em 4 pacientes, 7 dias em 3 pacientes, 8 dias em 6 pacientes, 10 dias em
3 pacientes. A análise estatística foi feita por comparações múltiplas de Tukey. Os valores de p< 0,05 foram considerados estatisticamente significantes. Não foi observada diferença estatisticamente significante entre os grupos A e B.
DISCUSSÃO: Embora Arnica possa ser manipulada de diferentes formas, em diferentes meios, a opção pela Arnica Homeopática ocorreu em função da preferência dos pacientes por esta modalidade terapêutica e pela facilidade de padronização da droga. Outras modalidades de Arnica, em diferentes meios e concentrações podem apresentar resultados diversos aos deste trabalho.
CONCLUSÃO: O uso de Arnica Homeopática C 20 não se mostrou estatisticamente eficiente na modificação da evolução dos hematomas pós rinoplastias.