Suplemento Vol.76 (5) Set./Out. 2010

RELATO DE CASO (APENAS APRESENTAÇÃO COMO PÔSTER)

P-067

TÍTULO: APRESENTAÇÃO ATÍPICA DE SCHWANNOMA VESTIBULAR

AUTOR(ES): FABIO SCAPUCCIN , FLÁVIO SERAFINI

INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ

INTRODUÇÃO

Tumores do VIII par craniano, conhecidos como Schwannoma Vestibular, são proliferações anômalas, não malignas, geralmente unilaterais e crescimento lento. Os sintomas são perda auditiva súbita ou progressiva, zumbido e vertigem podendo apresentar-se associados ou mesmo isoladamente. Sua incidência é de 1:100.000 habitantes/ano. A não suspeição e controle do mesmo pode levar a compressão de estruturas importantes como o tronco cerebral, dificultando a cirurgia e podendo levar a óbito.

OBJETIVO

Relatar caso de paciente de 80 anos com anacusia unilateral há 55 anos com historia recente de hipoacusia progressiva contra-lateral.

METODOLOGIA

Estudo realizado em paciente do ambulatório de otorrinolaringologia através dos seguintes exames subsidiários: Audiometria Tonal com teste discriminativo vocal, Imitanciometria e Ressonância Nuclear Magnética.

RELATO DE CASO

ID - TMS, Feminino, 80 anos, dona de casa, natural e procedente de Taubaté.

Q/D – Surdez progressiva da orelha esquerda há 2 anos.

HDA – Paciente procurou o ambulatório de otorrinolaringologia com uma queixa de déficit auditivo progressivo em orelha esquerda, tendo dificuldade para entender mulheres e crianças. Anacusia de orelha direita há 55 anos, desde que teve pneumonia e a tratou com antibióticos injetáveis. Comunica-se bem sem alteração da fala.

HPP – Acompanha Diabetes Mellitus tipo 2 há 1 ano, mantém pressão em níveis normais (dieta hipossódica). Refere 1 cesárea, nega outras cirurgias.

HF – Não apresenta caso de surdez na família.

Exame Físico – Bom estado geral, exame otorrinolaringológico sem alterações, otoscopia, musculatura e sensibilidade facial também sem alterações.

Audiometria – Perda profunda em graves e agudos, com perda severa em médios à direita. Perda moderada somente em agudos (4,6 e 8 kHz), discriminação normal à esquerda (56 para dissílabos, e 45 para monossílabos).

DISCUSSÃO

Em revisão de literatura sobre Schwannoma Vestibular verifica-se que sua incidência é ãpredominante no sexo feminino entre a quarta e a sexta década de vida. As manifestações clínicas dos tumores intra-canaliculares diferem dos schwannomas de maior tamanho, existindo formas atípicas de apresentação como ilustrado nesse trabalho. A historia de surdez por pneumonia há 55 anos com uso de antibióticos pode pensar em ototoxicidade. A evolução de Schwannoma costuma ser lenta, porém revela-se em 10-15 anos. É possível que o Schwannoma ocorreu coincidentemente na mesma orelha afetada há 55 anos e seja uma lesão expansiva mais recente.

CONCLUSÃO

As disacusias Sensórioneurais unilaterais e mesmo as bilaterais cuja avaliação audiométrica evidencia curvas assimétricas, a baixa discriminação devem sempre ser investigadas para o Schwannoma independente da historia clinica sugerir outra etiologia.

Fechar