Suplemento Vol.76 (5) Set./Out. 2010

RELATO DE CASO (APENAS APRESENTAÇÃO COMO PÔSTER)

P-028

TÍTULO: ADENOMA PLEOMÓRFICO DE PALATO

AUTOR(ES): EUSTÁQUIO NUNES NEVES , VALÉRIA DE PAULA BARTELS, RENATA ANTUNES DE CARVALHO, AMANDA CRISTINA FERREIRA, DANIEL PAINS NOGUEIRA, FERNANDO CASTRO DE PAULA

INSTITUIÇÃO: NÚCLEO DE OTORRINO BH

INTRODUÇÃO: O adenoma pleomórfico ou Tumor misto correspondem a aproximadamente 80% dos tumores benignos que invariavelmente acometem as glândulas salivares maiores, principalmente as parótidas. Quando nos deparamos com neoplasia de origem glandular acometendo áreas de distribuição das glândulas salivares menores na cavidade oral, devemos sempre estar atentos à possibilidade de malignidade. 

OBJETIVO: Apresentação de caso clínico de adenoma pleomórfico de palato removido cirurgicamente.

METODOLOGIA: Utilização de técnica cirúrgica convencional para remoção de neoplasia palatina, porém com uso de placa obturadora no pós-operatório imediato, possibilitando cicatrização da ferida por segunda intenção. Realizado PAAF (Punção Aspirativa por Agulha Fina) antes da cirurgia para elucidação diagnóstica e melhor programação cirúrgica.

RESULTADOS: Neoplasia palatina de caráter benigno, removida com margens cirúrgicas adequadas e completo fechamento da ferida operatória por segunda intenção dentro de um período de trinta dias.  

CONCLUSÃO: As neoplasias de glândulas salivares menores que envolvem os vários sítios da cavidade oral devem, sempre que possível, ser submetidas à PAAF previamente para que possamos programar adequadamente nosso ato cirúrgico a cada situação em particular. Quando levamos em consideração que, em média, 80% dessas patologias têm comportamento maligno, devemos permanecer alertas quanto às mesmas. A utilização da placa obturadora palatina protege a ferida favorecendo a cicatrização por segunda intenção, e ao mesmo tempo, propicia ao paciente maior conforto quanto alimentação oral, deglutição, fonação e minimização da dor no pós-operatório imediato. Deve haver uma integração total entre cirurgião e odontólogo para favorecimento do paciente. 

Fechar