Suplemento Vol.76 (5) Set./Out. 2010
RELATO DE CASO (APENAS APRESENTAÇÃO COMO PÔSTER)
P-009
TÍTULO: ABORDAGEM ENDOSCÓPICA DE CORDOMA DE CLIVUS GIGANTE
AUTOR(ES): DENIS MASSAMITSU ABE , DIOGO GONÇALVES BARDINI, CARLOS AUGUSTO SEIJI MAEDA, CAROS ROBERTO BALLIN, LUIZA RODRIGUES CAFFARATE
INSTITUIÇÃO: SANTA CASA DE CURITIBA
INTRODUÇÃO: Cordomas são tumores raros do SNC decorrentes de restos embrionários da notocorda. Eles são caracterizados por terem um comportamento localmente agressivo, com recidivas frequentes, o que torna seu tratamento um desafio.
OBJETIVO: Relatar um caso de ressecção de cordoma de clivus gigante por via endoscópica com auxílio de neuronavegação.
Relato de Caso: JRS, sexo masculino, 62 anos, com queixa de obstrução nasal progressiva e deformidades da face esquerda, proptose e amaurose no olho esquerdo. Após anamnese e exame físico, foram submetidos a ressonância magnética que mostrou uma massa de 10 x 9,0 x 9,0 centímetros ocupando toda a cavidade nasal, clivus e região selar. Seguiu-se com biópsia do tumor nasal que revelou: cordoma do clivus. Optou-se pela abordagem cirúrgica endoscópica com neuronavegação com ressecção de todo tumor visível, sem radioterapia. O paciente teve boa evolução pós-operatória e é o 3 º mês de seguimento, sem sinais de recidiva até o momento.
CONCLUSÃO: A abordagem endoscópica com o auxílio de neuronavegação provou ser seguro e eficaz para a ressecção de cordoma do clivus. Esta técnica permite uma ampla ressecção do tumor, o que diminui a chance de recorrência local e é recomendado na maioria dos casos.