Suplemento Vol.76 (5) Set./Out. 2010

RELATO DE CASO (APENAS APRESENTAÇÃO COMO PÔSTER)

P-007

TÍTULO: ABORDAGEM CIRÚRGICA EM PACIENTE PORTADOR DE LIPOMATOSE SIMÉTRICA MÚLTIPLA: RELATO DE CASO

AUTOR(ES): THIAGO ALMEIDA REIS, FRANCISCO SALES DE ALMEIDA, PAULO ROBERTO PIALARISSI, SAMUEL LIMA SILVA, LUCIANO COSTA PAIVA, LEANDRO HENRIQUE DE OLIVEIRA ALMEIDA

INSTITUIÇÃO: NÚCLEO DE ENSINO E PESQUISA DO HOSPITAL ODONTOMED DE ITAJUBÁ-MG

INTRODUÇÃO: A Lipomatose Simétrica Múltipla, LSM, acomete grande extensão corporal e pode trazer deformidades. Em alguns casos a LSM pode causar transtornos anatomo-fisiológicos, psicológicos e psicossomáticos. Em 1888, o cirurgião Otto Wilhelm Madelung descreve 33 pacientes apresentando massas simétricas de gordura envolvendo os pescoços e os ombros. Sua incidência é de 1: 25.000,  sendo a proporção homem e mulher de 15:1 e 30:1 respectivamente.

OBJETIVOS: Apresentar condutas terapêuticas em LSM e descrever abordagem em diferentes tempos cirúrgicos. Justifica a apresentação deste caso clínico a falta de consenso em relação à conduta terapêutica adotada e ausência de descrição literária sobre casos de cirurgias múltiplas.

 

METODOLOGIA: Este é um trabalho de relato de caso. A amostragem foi de forma intencional e o estudo quantitativo.

 

RESULTADOS: O paciente, MSF, apresentava massa tumoral comprometendo toda região cervical. Foi impossível palpar elementos anatômicos cervicais, devido à deformidade tumoral. O mesmo era etilista e tabagista. No histórico familiar revela filha com pseudotumor em ambos os globos oculares. Após estudo tomográfico foi identificada a massa tumoral e proposto a ressecção por partes devido à grande extensão. A primeira compreendeu a região cervical direita, através de uma incisão na pele até limites profundos e em formato arciforme desde o mento até a mastóide finalizando com outra na linha mediana até a fossa supraclavicular. A segunda na região cervical esquerda, mantendo o mesmo acesso e tática cirúrgica. Nas cirurgias os elementos anatômicas como vasos, músculos, nervos, vias aéreas e digestivas foram preservados. A LSM apresenta massas simétricas ou não, de gordura, envolvendo o pescoço e os ombros com uma distribuição cervical em “colar de cavalo”.  Neste caso havia extensão parcial à região toráxica. Há na literatura uma relação entre o efeito exercido pelo álcool nos receptores beta-adrenérgicos de ação antilipolítica e lipogênica acarretada na doença. Existem hipóteses: uma é a possível origem embrionária, pela semelhança entre os adipócitos dos lipomas e os da gordura marrom. Outra relata possíveis alterações no DNA mitocondrial, também podendo desencadear a doença, tal como, uma diferenciação dos pré-adipócitos em adipócitos maduros que indicariam a localização dos lipomas em outras áreas. O tratamento de escolha consiste na lipoaspiração e na lipectomia aberta. Há relatos de que o tratamento preconizado com dieta, controle metabólico, salbutamol, albuterol, abstinência alcoólica, tireoidectomia e vitaminas, não geram resultados satisfatórios. Devido à ocorrência de recidiva da doença, é aconselhada uma dieta de baixo teor de gorduras, abstinência alcoólica e prática de atividades físicas. O paciente relatado foi tratado cirurgicamente em dois tempos devido à estética e dificuldade nos movimentos cérvico-toráxico.

CONCLUSÂO: O tratamento eletivo para Lipomatose Simétrica Múltipla é a lipectomia aberta, gerando resultados satisfatórios quanto à integridade funcional e estética. Em grandes extensões tumorais, recomenda-se o uso de vários tempos cirúrgicos.

Fechar