Suplemento Vol.76 (5) Set./Out. 2010

TRABALHO CLÍNICO

P-003

TÍTULO: A IMPORTÂNCIA DO QUESTIONÁRIO DE BERLIN NA TRIAGEM DE PACIENTES COM SUSPEITA DE SÍNDROME DE APNEIA DO SONO.

AUTOR(ES): LUCIANA LUCATTO BAIDA, VANESSA FERREIRA SALVIA, BRUNO ADALBERTO TATEO, SANDRA DÓRIA XAVIER, JOSÉ EDUARDO LUTAIF DOLCI

INSTITUIÇÃO: DEPARTAMENTO DE OTORRINOLARINGOLOGIA DA IRMANDADE DA SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE SÃO PAULO.

INTRODUÇÃO: A síndrome da apneia obstrutiva do sono (SAOS) é uma doença com morbi-mortalidade elevada acometendo de 2% a 4% da população adulta de meia idade. Essa síndrome está associada à sonolência diurna excessiva, a acidentes de trabalho e automobilísticos e a doenças cardiovasculares como arritmias, infarto do miocárdio e acidentes vasculares cerebrais. O questionário de Berlin pode ser utilizado na anamnese dos pacientes com suspeita de SAOS e é dividido em 3 categorias, sendo a primeira delas sobre história de ronco, a segunda à respeito de sonolência excessiva diurna e a última categoria sobre história de hipertensão e índice de massa corpórea. Para o questionário de Berlin ser considerado positivo é necessário que pelo menos duas das três categorias sejam positivas. Quanto à sensibilidade e especificidade do questionário, há discussão na literatura a esse respeito, com sensibilidade variando 61 e 86% e especificidade variando de 22 e 77%.

OBJETIVO: Saber qual o valor preditivo positivo e negativo do Questionário de Berlin, assim como sua sensibilidade e especificidade.

METODOLOGIA: Estudo retrospectivo dos pacientes do Ambulatório de Ronco e Apneia do Departamento de Otorrinolaringologia da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo que foram submetidos ao Questionário de Berlin e a polissonografia.

RESULTADOS: Foram avaliados 74 pacientes, 58,1% (43/74) do sexo masculino e 41,9% (31/74) do sexo feminino, com idade variando de 18 a 79 e média 51,3 anos.  A sensibilidade do questionário foi de 78% e especificidade de 75%, com valor preditivo positivo de 98% e negativo de 16%.

CONCLUSÃO: A partir do resultado deste estudo-piloto, o Questionário de Berlin mostrou moderada sensibilidade e especificidade, podendo ser utilizado como triagem para SAOS.

Fechar