Suplemento Vol.76 (5) Set./Out. 2010

TRABALHO CLÍNICO

AO-60

TÍTULO: RELEVÂNCIA DO INTERVALO TEMPORAL PÓS-EMBOLIZAÇÃO DE ANGIOFIBROMA NASAL A PARTIR DOS RESULTADOS HISTOLÓGICOS.

AUTOR(ES): JOSÉ ALBERTO ALVES OLIVEIRA , GUILHERME LEAL DANTAS, CAROLINA VERAS AGUIAR, DALGIMAR BESERRA DE MENEZES, JORGE FERREIRA DE AZEVEDO, JOÃO RENATO F SOUSA, ÉRIKA FERREIRA GOMES

INSTITUIÇÃO: HOSPITAL GERAL DE FORTALEZA

INTRODUÇÃO: Embora a embolização pré-operatória de nasoangiofibroma seja utilizada para reduzir o intenso sangramento intra-operatório, não está definido na literatura o tempo ideal para sua realização.

OBJETIVOS: Ojetivou-se analisar as alterações histológicas causadas pela embolização com polivinilálcool em pacientes submetidos à exérese tumoral em hospital terciário de ensino e tentar evidenciar se há um intervalo de tempo ideal entre embolização e cirurgia a partir dos resultados.

MATERIAL E MÉTODO: Estudo descritivo, analítico, retrospectivo, com abordagem quantitativa desenvolvido no serviço de otorrinolaringologia de um hospital terciário de ensino. Amostra composta por 27 espécimes. Dados obtidos mediante instrumento com 10 itens relacionados às alterações histológicas. Análise processada com o programa EPI-INFO, de forma descritiva e com medidas paramétricas. Utilizou-se o teste qui-quadrado e o de Fisher-Freeman-Halton nas análises de associação.

RESULTADOS: A maior parte das lâminas apresentou um nível de inflamação moderado na parede do vaso, 13 (48%), e no interior dele, 14(52%), bem como a presença de necrose, 15(56%).

CONCLUSÃO: Constatou-se a maior evidência de células gigantes e granuloma, características sugestivas de inflamação, quando a embolização foi realizada quatro a seis dias antes da cirurgia (p<0,05). Tais constatações sugerem que o período acima seria o ideal para a realização do processo de oclusão vascular, facilitando a cirurgia e diminuindo o volume de sangramento durante o ato cirúrgico.

Fechar