Suplemento Vol.76 (5) Set./Out. 2010
TRABALHO CLÍNICO
AO-59
TÍTULO: RECONSTRUÇÃO NASAL COM CARTILAGEM COSTAL EM SEQÜELAS DA HANSENÍASE
AUTOR(ES): ALCIDES CAVASINI NETO , MARCELL DE MELO NAVES, TOMAS GOMES PATROCÍNIO, LUCAS GOMES PATROCÍNIO, ISABELA MARIA BERNARDES GOULART, JOSÉ ANTÔNIO PATROCÍNIO
INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Introdução: A hanseníase é uma infecção granulomatosa crônica da pele, mucosa e nervos periféricos, que muitas vezes leva à deformação grosseira do esqueleto nasal e conseqüente formação de uma deformidade do nariz em sela. A destruição do septo nasal e ossos nasais pelo Mycobacterium leprae e posterior infecção ainda é visto regularmente em áreas endêmicas de hanseníase. A reconstrução do nariz tem desafiado os cirurgiões por séculos, e diferentes procedimentos têm sido propostos e desenvolvidos.
Objetivo: Avaliar os pacientes portadores de seqüela nasal por hanseníase submetidos a reconstrução nasal com cartilagem costal.
Casuística e Método: De janeiro de 2005 a janeiro de 2010, 20 pacientes portadores de seqüela nasal por hanseníase foram submetidos a reconstrução nasal com cartilagem costal. Os critérios de inclusão foram: deformidade nasal por hanseníase e cura da doença por no mínimo 2 anos. Os critérios de exclusão foram: recusa do paciente e falta de condições clínicas para cirurgia sob anestesia geral. Os pacientes foram acompanhados no pós-operatório por no mínimo 1 ano. Os resultados foram avaliados por comparação das fotografias pré e pós-operatórias. As complicações e a satisfação dos pacientes foram avaliadas.
Resultados: Os 20 pacientes apresentavam entre 34 e 66 anos, sendo todos do sexo masculino. Na avaliação das fotografias, os pacientes apresentaram resultados considerados excelente/bom, regular e ruim. As complicações mais comuns foram: sinéquia nasal, obstrução nasal, cicatriz inestética, assimetria de asa, irregularidade dorso, necrose parcial de columela.
Conclusões: A utilização dessa cartilagem para reconstrução do nariz em sela é de fácil manuseio e apresenta bom resultado estético-funcional.