Suplemento Vol.76 (5) Set./Out. 2010
TRABALHO CLÍNICO
AO-53
TÍTULO: PLANEJAMENTO PRÉ-OPERATÓRIO UTILIZANDO RECONSTRUÇÕES 3D E ENDOSCOPIA VIRTUAL PARA A LOCALIZAÇÃO DO SEIO FRONTAL
AUTOR(ES): JOÃO FLÁVIO NOGUEIRA JÚNIOR , CAROLINA VERAS AGUIAR, MARCOS JULLIAN BARRETO MARTINS, ISABELLE OLIVEIRA JATAÍ, ARTHUR CHAVES GOMES BASTOS, JOÃO PAULO SARAIVA ABREU, MOISÉS XIMENES FEIJÃO
INSTITUIÇÃO: HOSPITAL GERAL DE FORTALEZA
INTRODUÇÃO: O uso e as aplicações das reconstruções tridimensionais (3D) geradas a partir de arquivos próprios (DICOMS) de tomografias computadorizadas (TC) ou ressonâncias magnéticas (RM) está se expandindo recentemente. Estas reconstruções permitem aos medicos a observação de cavidades e estruturas anatômicas de nosso corpo com incrível riqueza de detalhes, sendo capazes de exibir até mesmo as texturas de diferentes tecidos. Em nossa especialidade já houve algumas tentativas da realização de endoscopias e laringoscopias virtuais. Entretanto, estas aplicações foram praticamente abandonadas devido à complexidade e necessidade de computadores com alto poder de processamento gráfico.
OBJETIVO: Demonstrar a confecção destas reconstruções 3D a partir de TCs de pacientes submetidos à cirurgias endoscópicas naso-sinusais da região do recesso e seio frontal realizadas em computador pessoal, com programa específico.
MÉTODOLOGIA: Os arquivos próprios (DICOMS) das TCs de 10 pacientes foram reconstruídos com programa de computador Intage Realia, versão 2009, 0, 0, 702 (KGT Inc, Japão), utilizando-se computador pessoal. As reconstruções foram realizadas antes das cirurgias e uma endoscopia virtual foi feita para se avaliar a região do recesso e seio frontal. Após este estudo da reconstrução 3D, a cirurgia foi realizada e armazenada digitalmente. As imagens endoscópicas reais da região do recesso e seio frontal foram comparadas com as imagens geradas a partir do computador pessoal.
RESULTADOS: A reconstrução 3D e a endoscopia virtual foram realizadas em todos os 10 pacientes que posteriormente foram submetidos à cirurgia endoscópica naso-sinusal do recesso e seio frontal. As imagens geradas no computador apresentavam grande semelhança visual com as imagens encontradas nas cirurgias reais. Estas reconstruções foram realizadas sem maiores dificuldades técnicas em computador pessoal, utilizando-se programa próprio para leitura e edição de arquivos DICOM.
CONCLUSÃO: Demonstramos a possibilidade, com ferramentas relativamente simples e computador pessoal, de se gerar reconstruções 3D e endoscopias virtuais a partir de arquivos DICOM de TC de pacientes. O conhecimento pré-operatório da localização do caminho de drenagem natural do seio frontal pode vir a gerar benefícios significativos durante a realização das cirurgias. Entretanto vale ressaltar que mais estudos devem ser desenvolvidos para a avaliação do real papel destas reconstruções 3D e endoscopias virtuais.