Suplemento Vol.76 (5) Set./Out. 2010

TESE

AO-52

TÍTULO: PERFIL DE EXPRESSÃO GENÉTICA DE IL-5, GM-CSF,TGF-ß1,CCL-24 NA POLIPOSE NASOSSINUSAL PÓS CIRURGIA ENDOSCÓPICA E MITOMICINA C TÓPICA - RT-QPCR

AUTOR(ES): MÍRIAN CABRAL MOREIRA DE CASTRO , MARIANA MOREIRA DE CASTRO, MARIANA OLIVEIRA MAIA, GERALDO ASSIS CARVALHO JUNIOR, ROBERTO EUSTÁQUIO GUIMARÃES

INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

Introdução: A manutenção da eosinofila tecidual e secreção de citocinas são primordiais na patologia da polipose nasossinusal eosinofílica. IL5, GM-CSF,TGFb1 e eotaxina tem papel de destaque.IL5 e GM-CSF aumentam a sobrevida enquanto TGFb1 induz apoptose de eosinofilos. Eotaxina (CCL24) é importante na atração de eosinófilos. A mitomocina C  provoca apoptose de eosinófilos e diminuição de IL5 e GM-CSF.

Objetivo: Relacionar as diferenças de expressão dos genes inflamatórios na polipose nasossinusal eosinofílica após aplicação tópica de mitomicina C pela técnica RT-qPCR.

Casuística e métodos: Vinte pacientes portadores de polipose nasossinusal foram submetidos à tratamento cirúrgico endoscópico. A mucosa dos seios maxilares foi biopsiada no trans operatório e apenas no seio maxilar esquerdo foi aplicada 3 ml de  Mitomicina C tópica 0,5mg/ml durante 5 minutos. No 21° dia pós operatório nova biópsia foi colhida nos seios maxilares. 

Todas as amostras foram analizadas por RT-qPCR em relação à expressão das interleucinas IL5, CCL24, GM-CSF, TGFß -1

Resultados: Observou-se, na mucosa doente, uma distribuição assimétrica para os valores das citocinas.Os valores de CCL24 diminuiram pós o tratamento em ambos os lados(P = 0,006 e 0,019). No seio maxilar esquerdo a expressão de IL5 foi maior no trans operatório(pré aplicação de mitomicina C) em relação ao 21º dia após a aplicação do medicamento (p=0,009).

Conclusão: Na polipose nasossinusal as citocinas tem expresão assimétrica. O tratamento mostra diferentes efeitos na expressão das citocinas.O benefício se comprova com a diminuição da CCL24. As diferentes correlações inferem a complexidade inflamatória. A mitomicina c associada ao tratamento cirúrgico é eficaz na redução da IL5.

Fechar