Suplemento Vol.76 (5) Set./Out. 2010

TRABALHO EXPERIMENTAL

AO-33

TÍTULO: EXPRESSÃO GÊNICA DAS METALOPROTEINAS MMC 1, MMC 2, MMC9 E INIBIDOR DE METALOPROTEINAS TIMP 1 NA POLIPOSE NASOSSINUSAL

AUTOR(ES): RAFAEL ROSSELL MALINSKY , CRISTIANE MILANEZE, JOÃO SANTANA, FABIANA VALERA, WILMA T. ANSELMO-LIMA

INSTITUIÇÃO: SERVIÇO DE OTORRINOLARINGOLOGIA DA FACULADADE MEDICINA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO-RIBEIRÃO PRETO

INTRODUÇÃO: A polipose nasossinusal é uma doença caracterizada por um edema da mucosa associada a uma degeneração de intensidade variável, iniciando geralmente na região do meato médio, podendo migrar para os seios paranasais e fossas nasais, está correlacionada a diferentes patologias. As metaloproteinases da matriz (MMP), endopeptidases dependentes de cálcio e zinco, formam um grupo de enzimas que podem coletivamente degradar quase todos componentes da matriz extracelular(MEC). A degradação das proteínas da MEC é regulado pelas MMP e por seus inibidores de metaloproteinases(TIMP). Estudos vêm relacionando a expressão das MMPs e das TIMPs em doenças inflamatórias crônicas das vias aéreas. Pesquisas mostraram que a MMP-9 pode exercer um papel no remodelamento da via aérea superior em pacientes com polipose nasossinusal, já a expressão da MMP-2 na mucosa nasal foi igual a dos controles. A correlação entre as metaloproteinases MMP-1, MMP-2, MMP-9 e TIPM-1 e a doença polipose nasossinusal permanece incerta, não havendo até o momento estudos conclusivos sobre o tema.

OBJETIVOS: avaliar a expressão gênica das metaloproteinas MMC1, MMC 2, MMC 9 e o inibidor de metaloproteinase TIMP 1 em pólipos nasais.

METODOLOGIA: estudou-se 30 amostras de pólipos nasais de pacientes com polipose nasossinusal, submetidos à cirurgia endoscópica nasossinusal entre 2003 e 2006 na divisão de Rinologia e 19 amostras de biopsia de conchas médias de pacientes submetidos á septoplastia, rinoseptoplastia ou cirurgia otologica e que não apresentavam doença nasossinusal crônica. Foi estudado a expressão gênica dos RNAm das metaloproteinas MMC-1,MMC-2 e MMC-9 e o inibidor de metaloproteínas TIMP-1 dos pólipos retirados no intraoperatório e na mucosa controle através da tecnica de Trizol Reagent®.

RESULTADOS: a idade variou de 16 à 71 anos com média de 44,2 anos, quanto ao sexo 46,7% do sexo masculino e 53,3% do feminino. MMP-1, variando de 0,21 à 41,5, média de 9,79. MMP-2, 26 pacientes apresentaram expressão gênica variando de 1,01 à 7,81 com média de 3,43. MMP-9, 25 pacientes apresentaram expressão gênica com variação de 0,26 à 19,49, média de 5,25. Não houve expressão do RNAm da TIMP-1.

DISCUSSÃO: o verdadeiro papel da MMP-2 na polipose nasossinusal permanece controverso, já o papel da MMP-2 na ativação da produção de fibroblastos e no remodelamento do epitélio respiratório foi visto em estudos in vitro. Em pacientes com rinite alérgica e polipose nasal pode haver um aumento da MMP-2 e MMP-9 associado ao remodelamento do epitélio respiratorio. Observamos maior expressão do RNAm da MMP-1 nos pacientes com polipose em relação ao grupo controle, enquanto outro autor não encontrou diferença significativa na expressão de MMP-1. Estudos encontraram uma baixa expressão de TIMP-1 em polipos nasais.

CONCLUSÃO: houve uma maior expressão do RNAm das metaloproteinases MMP-1, MMP-2 E MMP-9 nos pacientes com polipose em relação ao grupo controle, não existiu expressão do RNAm da TIMP-1.

Fechar