Suplemento Vol.76 (5) Set./Out. 2010
TRABALHO CLÍNICO
AO-14
TÍTULO: AVALIAÇÃO DO IMPACTO NA QUALIDADE DE VIDA DE PACIENTES SUBMETIDOS A SEPTOPLASTIA E TURBINECTOMIA INFERIOR
AUTOR(ES): JULIANA COLA DE CARVALHO , JULIANA COLA DE CARVALHO, JULIANA FROZONI LEMES, PAULA RIBEIRO LOPES, FERNANDO LUIZ BALDERI PACHECO, FERNANDO VEIGA ANGÉLICO JÚNIOR, PRISCILA BOGAR RAPPAPORT,
INSTITUIÇÃO: FACULDADE DE MEDICINA DO ABC (FMABC) - HOSPITAL ESTADUAL MARIO COVAS
INTRODUÇÃO: A obstrução nasal é um dos principais sintomas na prática otorrinolaringológica, sendo o desvio do septo nasal isolado ou associado a outras afecções como hipertrofia de conchas inferiores ,hipertrofia de adenoide e polipose nasal sua maior causa. A septoplastia e a turbinectomia visam a correção anatômica do desvio septal e da hipertrofia das conchas inferiores para alívio da obstrução nasal, tendo grande impacto na qualidade de vida dos pacientes submetidos a estes procedimentos.
OBJETIVO: Avaliar impacto na qualidade de vida de pacientes com quadro de obstrução nasal refratária ao tratamento clínico, submetidos a septoplastia e turbinectomia inferior em nosso serviço.
METODOLOGIA: De modo prospectivo, foram avaliados 26 pacientes com quadro de obstrução nasal refratária a tratamento com corticoide tópico nasal, lavagem com solução salina e anti-histamínico oral por período de 3 meses, submetidos a septoplastia com turbinectomia no serviçio de otorrinolaringologia da FMABC. Estes pacientes responderam ao questionário SNOT, constituído por 20 perguntas a respeito de sintomas que interferem na qualidade de vida, atribuindo uma nota de 0 a 5 (através de escala analógico-visual) para todas as questões, no pré operatório e com 30 dias de pós-operatório. Ao questionário, foi acrescentada uma questão sobre obstrução nasal a ser respondida da mesma forma.
RESULTADOS: O grupo investigado era predominantemente do sexo masculino com média de 38 anos. Apresentavam como queixas mais relevantes no pré-operatório a coriza, os espirros, a dificuldade para iniciar o sono, sensação de sono não reparador e a obstrução nasal. No entanto, comparando-se os dados antes e depois das cirurgias, os sintomas que mostraram significância estatística foram coriza, tosse, descarga pós-nasal, queixas otológicas e obstrução nasal.
CONCLUSÃO: A septoplastia e a turbinectomia inferior se configuram como cirurgias de alto impacto na qualidade de vida do paciente, melhorando predominantemente a obstrução nasal, mas atuando de forma importante no controle em vários sintomas da rinite.