Suplemento Vol.76 (5) Set./Out. 2010

TRABALHO CLÍNICO

AO-12

TÍTULO: AVALIAÇÃO DAS ALTERAÇÕES ANATÔMICAS NASAIS E DAS TÉCNICAS DE RINOPLASTIA APLICADAS NA REGIÃO DO ABC PAULISTA

AUTOR(ES): PAULA RIBEIRO LOPES , MARCO ANTÔNIO FERRAZ DE BARROS BAPTISTA, FERNANDA LION MARTINS ADAMI, MARCELO CAMPILONGO, PRISCILA BOGAR RAPPAPORT

INSTITUIÇÃO: FACULDADE DE MEDICINA DO ABC

INTRODUÇÃO: A grande variação de deformidades anatômicas nasais assim como a própria percepção individual de estética, fazem da rinoplastia uma cirurgia rica em detalhes e possibilidades cirúrgicas. Cada região do país revela características próprias de sua população e cabe ao cirurgião entender as necessidades anatômicas e pessoais de cada paciente.

OBJETIVO: Este estudo tem por objetivo avaliar a população do ABC paulista sob as características anatômicas e funcionais do nariz, assim como as condutas cirúrgicas utilizadas.

METODOLOGIA: Foram avaliados de forma retrospectiva 118 prontuários de pacientes da região do ABC paulista que realizaram rinoplastia neste serviço. Foram analisadas queixas estéticas e funcionais pré-operatórias, assim como toda a técnica cirúrgica empregada (acesso, correção de ponta e dorso, enxertos, cirurgias associadas,etc).

RESULTADOS: A maioria dos pacientes avaliados foi do sexo feminino (57,6%) com média de idade de 30 anos. Todos eram procedentes da região do grande ABC, e 90% realizaram  sua primeira rinoplastia neste serviço. A maioria dos pacientes apresentava queixa obstrutiva, porém sem queixas alérgicas. A principal queixa do dorso foi a giba, enquanto na ponta a globosidade. A técnica cirúrgica mais empregada foi a fechada com delivery, sendo que 46% dos pacientes necessitou de septoplastia conjunta. Durante a pesquisa foi possível identificar que 30% dos pacientes relatou algum tipo de trauma nasal na vida.

CONCLUSÃO: As principais queixas estéticas dos pacientes da região do grande ABC são as gibas ósseas e a ponta globosa, sendo a via fechada com acesso por delivery a mais utilizada na correção dessas alterações anatômicas.

Fechar