Suplemento Vol.76 (5) Set./Out. 2010

TESE

AO-01

TÍTULO: A MATRIZ EXTRACELULAR DA PAREDE LATERAL DA FARINGE NA SÍNDROME DA APNÉIA OBSTRUTIVA DO SONO

AUTOR(ES): DANIELLE ANDRADE DA SILVA DANTAS , THAIS MAUAD, LUIZ FERNANDO FERRAZ DA SILVA, GERALDO LORENZI-FILHO, GILBERTO GUANAES SIMÕES FORMIGONI, MICHEL BURIHAN CAHALI

INSTITUIÇÃO: FACULDADE DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - FMUSP

INTRODUÇÃO: A colapsibilidade excessiva das paredes laterais da faringe desempenha um papel fundamental na gênese da sííndrome da apnéia obstrutiva do sono (SAOS). O aumento da idade, do peso e a gravidade da doença estão diretamente associados a colapsibilidade da faringe. A matriz extracellular do endomísio dos músculos esqueléticos influencia o comportamento e a função das células musculares. É possível que as alterações dos componentes da matriz extracelular da parede lateral da faringe contribuam para a disfunção das vias aéreas superiores durante o sono.

OBJETIVO: Quantificar os componentes da matriz extracelular na parede lateral muscular da faringe e compará-los entre pacientes do grupo SAOS e controle não-obesos.

METODOLOGIA: As amostras do músculo constrictor superior da faringe foram obtidas durante as cirurgias da faringe (amigdalectomia ou uvulopalatopalatofaringoplastia) de 51 pacientes adultos não-obesos, divididos em 13 controles e 38 com SAOS. A área proporcional de fibras elásticas, colágeno tipos I e III, metaloproteínas 1 e 2, versican e fibronectina no endomísio foram determinadas por análises histoquímica e imuno-histoquímica. 

RESULTADOS: Os músculos da faringe de pacientes com SAOS têm significativamente mais colágeno tipo I em relação aos controles (p = 0,02). A Idade foi positivamente correlacionada com o colágeno tipo I. O colágeno tipo III se correlacionou  inversamente com a idade e o índice de massa corpórea. Não houve inflamação nas amostras dos dois grupos.

CONCLUSÃO: Estes dados sugerem que o aumento da quantidade de colágeno tipo I nos músculos da faringe pode estar relacionada à disfunção muscular das vias aéreas superiores encontrada na SAOS.

Fechar